domingo, 2 de agosto de 2009

"Dar lugar p'r'os gringo entrar..."



"4 milhões de hectares de terras agrícolas brasileiras estão registrados como pertencentes a grupos internacionais, mas a área em poder dos estrangeiros pode ser bem maior . "

Como se já não bastasse vender nossas empresas para grupos internacionais, agora a moda é vender a Amazônia, e o pior: por sites na internet. Sendo que nestes sites ressalta-se a falta de regulamentação do Brasil nas terras vendidas, criando a imagem de uma 'terra sem lei'.

É tudo muito simples e fácil, escolha o seu lote da Amazônia e plante soja! Ou biocombustíveis! Não importa, a fiscalização não consegue - nem quer - controlar estas terras, e, estima-se, que os territórios sejam três vezes maiores que os comprados. Essas negociações são feitas por empresas e fundos de investimento ou diretamente entre os governos. O países que mais procuram são o que tem muito capital e pouca terra, ou uma grande população, a qual o país não consegue suprir as necessidades, como China, Índia e a Coreia do sul

"O investimento estrangeiro traz renda, gera empregos e desenvolvimento", defende Anaximandro Doudement Almeida, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária, mas de que que adianta desenvolvimento a qualquer custo sem qualque cuidado ambiental? Todos conhecemos o aquecimento global e todos sabemos o que ele faz e está fazendo. Um dia não teremos mais como nos desenvolver, pois não teremos nem como respirar.

Mas estamos no Brasil, né? Ninguém vê nada, ninguém comenta; e os poucos informados sobre este absurdo estão se lixando pra ele - o maldito comodismo. Se ninguém se mexer, isso vai continuar acontecendo, até que a Amazônia fique que nem a Mata Atlântica, e, se duvidar, até que morrammilhares de pessoas de um desastre climático. Não fique calado, passe adiante, proteste.
Encerro com este trecho da música Aluga-se, dos Titãs:

"Os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar. Tem o Atlântico, tem vista pro mar. A Amazônia é o jardim do quintal. E o dólar deles paga o nosso mingau..."

3 comentários:

Guerreiro Revolucionário disse...

Parabéns Borboleta!invés de ficarem mandando tropa pro Haiti, podia vigiar esse tesouro que temos! só não esquece agradescer os contatos ^_^

Icyng disse...

Bem ambientalista o texto, mesmo. Infelizmente o Brasil tá acomodado a essas práticas predativistas. Meio apocalíptico o texto, não? XD

Lu Gaúcha disse...

Essa é a minha guria!!!!