sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Jazz e Soul



Quer entrar em depressão? Ouça Lady in Satin de Billie Holiday! Vais beber todas e se lamentar a noite inteira! Uma das maiores cantoras de jazz dos anos 50 expõe a sua alma e a sua dor neste disco clássico do jazz. Durante as gravações a cantora lutava contra o vício em heroína, portanto sua voz está cheia de falhas, no entanto isto é que dá ao disco um toque especial deixando-o como uma despedida deste mito do jazz As letras são as características de fossas, amores platônicos e sofrimentos, mas para a época foi totalmente inovador, tanto que tornou-se um de seus maiores discos.
Já Aretha Franklin é totalmente o contrátrio de Billie, com suas músicas clássicas e animadoras ótimas pra faxinar a casa e cantar com a vassoura. A cantora esbanja talento com sua voz clássica do Soul, a 'Lady Soul'. Filha de cantor gospel, Aretha seguiu a carreira do pai e a música está no sangue da família. Este disco reúne os seus maiores clássicos como "You make me feel" e "I say a little prayer", fazes dançares até cansar.
Duas ótimas cantoras com muito talento, belíssimas vozes e ótimos hits; e como não poderia deixar de ser, duas representantes da cultura negra feminina na música, nascem com música, dança e arte no sangue.Vale a pena conferir!

3 comentários:

Jade disse...

Sabe que não sou muito de jazz etc, mas agora até fiquei curiosa, vou ouvir... da arteha eu conheço umas duas músicas só
ah, e música de fossa é o máximo :D

Camila disse...

Que belo blog!
Meus sinceros parabens!

Gostei de tudo que eu li.

Ps. Gosto muito da Joss Stone.

Beijos

Natiih disse...

Gosto de jazz, mas amooo soul :)